Em fevereiro de 2025, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Distrito Federal alcançou 107,3 pontos, um crescimento de 0,3% em comparação ao mês anterior. O resultado mantém o índice acima do nível de satisfação (100 pontos) e sugere que, no geral, as famílias daqui estão mais otimistas sobre suas condições econômicas. O ICF da capital está 3,6 pontos percentuais acima do nacional, que registrou 103,7 pontos no mesmo período. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A alta do indicador geral foi impulsionada, principalmente, pelos subgrupos “perspectiva profissional” (+3,2%), “emprego atual” (+1,6%), “renda atual” (+0,5%) e “perspectiva de consumo” (+0,4%). Na prática, isso reflete uma visão mais positiva das famílias em relação ao mercado de trabalho e à estabilidade financeira a curto prazo.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, os dados de fevereiro indicam uma clara divisão nas expectativas das famílias. “Vemos uma melhora na percepção sobre as condições de trabalho e renda, mas, ao mesmo tempo, um cenário de cautela em relação ao crédito e ao consumo de bens mais caros”, analisa Freire.