O título acima refere-se a um livro sobre a vida do evangelista Lucas, médico de São Paulo, que, entrevistando Maria e os apóstolos que conviveram com Jesus, escreveu \”O Evangelho Segundo Lucas\”. Ensinam os espíritas que, o também médico Bezerrra de Menezes, é a reencarnação desse apóstolo.
- Advertisement -
Bezerra de Menezes ficou conhecido como o médico dos pobres. A ele se aplica integralmente o conceito do médico do futuro, segundo o mestre Emmanoel: sacerdote (para cuidar da alma), psicólogo (para cuidar da mente), e médico (para cuidar do corpo).
Infelizmente, boa parte dos nossos médicos teve no dinheiro e no status as motivações para atingir este fim. Muitos, mesmo assim, acertaram na profissão. É possível conhecer-se estes profissionais pela alegria, responsabilidade e dedicação no desempenho de sua atividade. Ao contrário, aqueles outros que a escolheram por motivo errado, comportam-se com irresponsabilidade, agressividade e mau humor.
Toda faculdade de Medicina devia colocar seus alunos para frequentar os hospitais desde o primeiro semestre. Seria uma maneira de fazer com que aqueles que buscaram o curso sem vocação pudessem se afastar em tempo e encontrar a profissão vocacionada.
Muitos profissionais da medicina começam bem e, pouco a pouco, vão se desencantando. Uma das razões é a falta de atualização, pouca frequência aos congressos da área, não-leitura de revistas especializadas, assim como de estudos e trabalhos científicos. Quem participa de congressos mantém-se atualizado. E a atualização mantém o profissional motivado, apesar de aborrecimentos variados.
O médico que trabalha com prazer é diferenciado porque dele se irradia luz que ajuda na cura dos pacientes. Não é sem razão a preferência que alguns pacientes têm pelos seus médicos.
Ensinou o também médico André Luis: \”o dever bem cumprido é excelente travesseiro para a noite\”.