Medalhista olímpico e número 1 do mundo no ranking de 2006 e 2007, o judoca Flávio Canto esteve em Brasília, na última segunda-feira (27/3), a convite da escola Eleva e falou para uma plateia de crianças e pais sobre sua trajetória e sua vida dedicada ao esporte e ao empreendedorismo social. Nomes consagrados do judô brasiliense foram assistir o amigo e ídolo, como José Mário Tranquillini, que foi contemporâneo de Canto em diversas competições nacionais e internacionais, e a revelação Bianca Reis, de apenas 18 anos e tetracampeã brasileira, eleita a melhor atleta dos Jogos da Juventude 2022. “Antes de ganhar, você precisa aprender a perder”, falou o atleta em diversos momentos do bate-papo.
Dois jovens alunos deram as boas-vindas a Canto: Joaquim Suxberger, faixa verde no esporte; e Samuel Taunay, faixa roxa, ambos de 13 anos. Em sua fala, Suxberger se dirigiu a Canto com uma memória especial: “Muito bom poder te reencontrar anos depois que você trocou uma de minhas primeiras faixas no judô”, contou o garoto, aluno da 8a série.
Para Isabella Sá, diretora da Eleva Brasília, foi uma honra poder trazer um atleta, exemplo de vitória dentro e fora do tatame, que deu uma aula sobre perder e ganhar, sobre superação, disciplina, perseverança, dedicação, cooperação, resiliência, entre muitos outros valores. “Agradeço imensamente por tudo o que ouvimos nesta palestra inspiradora. Que possamos seguir esse caminho de formar faixas-preta fora do tatame como defende nosso palestrante. Que venham novos encontros que nos inspirem como famílias e professores a sermos educadores melhores para essa geração”, concluiu a diretora.