Ao completar 50 anos de carreira, Maria Bethânia vai ser a grande homenageada da 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira, que ocorre hoje, a partir das 21h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Faz parte da programação a entrega de troféus aos vencedores em 16 categorias e um show, com roteiro de Zélia Duncan, direção geral de José Maurício Machline — idealizador do evento — e apresentação do ator Alexandre Nero e da atriz Dira Paes.
- Advertisement -
Os premiados sairão de 106 nomes selecionados a partir dos 977 CDs e 101 DVDs inscritos. Nesta edição, Mônica Salmaso desponta como a recordista de indicações: quatro, nas categorias melhor cantora e melhor disco de MPB, com o álbum Corpo de baile; e, ainda, melhor arranjador (Luca Reale) e melhor canção (Sedutora, de Guinga e Paulo César Pinheiro), do mesmo projeto.
Hamilton de Holanda está entre os vice-líderes, com três indicações, ao lado de Gilberto Gil, Ney Matogroso, Fernanda Takai e o grupo As Ganhadeiras de Itapuã. O bandolinista brasiliense concorre na categoria instrumental (CD Hamilton de Holanda Trio) Aos troféus de melhor instrumentista, melhor grupo melhor álbum. O violonista e guitarrista Lula Galvão (categoria instrumental) e a dupla Zé Mulato e Cassiano (categoria regional) são outros representantes de Brasília no Prêmio.
Leia mais: