- Advertisement -
Marte sempre foi visto como um planeta desolado, seco, mas essa visão acaba de mudar com uma descoberta anunciada nesta segunda-feira. Um estudo, publicado na revista científica “Nature Geoscience“, aponta para sinais definitivos de água líquida na superfície do planeta vermelho, o que alimenta as especulações de que seria possível a existência de vida extraterrestre.
— Isso, eu acredito, dá pista de onde deveríamos olhar mais cuidadosamente — disse Alfred S. McEwen, pesquisador de geologia planetária na Universidade do Arizona e investigador do programa Mars Reconnaissance Orbiter. — É a detecção direta de água em forma de sais hidratados. É preciso a existência de água líquida recente para produzir esses sais.
Já era sabido que Marte já foi inundado por rios, lagos e até mesmo oceanos há alguns bilhões de anos, assim como já foi detectada a presença de água congelada em calotas polares, mas essa é a primeira evidência da presença de água em estado líquido.
Os estudos começaram em 2011, após a descoberta de estrias escuras descendentes ao longo de encostas de crateras, cânions e montanhas em imagens captadas pela Mars Reconnaissance Orbiter. As marcas surgiam no verão, e desapareciam durante o inverno, quando as temperaturas eram mais baixas, para reaparecerem no ano seguinte.