Júlio Pontes
O Brasília Capital realiza levantamento mensal sobre as redes sociais dos políticos do Distrito Federal desde setembro de 2025. Em janeiro, a análise começou no dia 1º e finalizou no dia 29, devido ao fechamento da edição impressa número 760 do jornal.
Entre os 24 deputados da Câmara Legislativa, quem mais ganhou seguidores no período foi o bolsonarista Thiago Manzoni (PL), com mais de 12 mil novos. O pico do crescimento foi a partir do dia 23 de janeiro, quando se juntou ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na caminhada de Paracatu (MG) a Brasília.
Sem polarizar, o enfermeiro Jorge Vianna (PSD) surpreendeu e foi o segundo distrital que mais ganhou seguidores no mês. Ele adota perfil técnico. Conversa diretamente com seus colegas de profissão e tem alcançado grandes números na rede. O destaque negativo foi Iolando (MDB), que perdeu 1.445 seguidores no período.
MELHOR CONTEÚDO – No dia 11 de dezembro, o defensor da causa animal na CLDF, Daniel Dozinet (MDB) publicou um vídeo viral no Instagram. O conteúdo, que traz um cachorro supostamente pedindo “me leva”, alcançou 192 mil visualizações e 29 mil likes.
Pastor Daniel de Castro (PP) publicou 157 vezes em janeiro e foi o líder em quantidade. João Cardoso (Avante) postou apenas duas vezes, ambas em eventos com a vice-governadora Celina Leão (PP).
BIA A PASSOS LARGOS – Se entre os distritais houve equilíbrio, entre os oito deputados federais do DF a bolsonarista Bia Kicis (PL) caminha a passos largos como destaque nas redes sociais. Impulsionada pelo ato de Nikolas, ganhou mais de 47 mil seguidores em janeiro. Erika Kokay (PT) foi a vice-líder com 1.016 novos seguidores. Kicis também foi quem mais publicou: 170 vezes contra 91 do segundo colocado, Alberto Fraga (PL).
VERAS VIRALIZA – Apesar dos grandes números de Kicis, o conteúdo com maior taxa de engajamento entre os federais foi um vídeo de Reginaldo Veras (PV). A peça ironiza “país das maravilhas de Celina”, que fez autoelogios à saúde pública no DF.
IZALCI NÃO EMPOLGA – Alavancada pela caminhada criada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), a senadora Damares Alves (Republicanos) foi quem mais cresceu entre os representantes do DF na Casa Alta: mais de 121 mil novos seguidores.
O recém-bolsonarista Izalci (PL) também tentou colar no jovem mineiro, mas não conseguiu converter em tantos seguidores como a ex-ministra de Jair Bolsonaro. Foram 9,6 mil seguidores novos. Leila do Vôlei (PDT) ganhou 1.661 seguidores no período.
A ordem se mantém quando o critério avaliado é a quantidade de publicações: Damares (81), Izalci (65) e Leila (58). Izalci, entretanto, é autor do vídeo com maior engajamento entre os três: filmou carros a caminho de Brasília para manifestação no domingo, dia 24.