Os deputados distritais protocolaram, nesta sexta-feira (19), manifesto em defesa da compra direta de vacinas pelo Governo do Distrito Federal. O documento, assinado pelos 24 parlamentares, destaca que o DF vive o momento mais “dramático” da pandemia e que a imunização é o caminho “para que nossa população possa sair dessa crise sanitária, econômica e de saúde pública o mais rápido possível”.
O texto enfatiza que, conforme dados da Secretaria de Saúde (SES), a média móvel de mortes por COVID-19 no Distrito Federal chegou ao maior número desde setembro do ano passado. “Vemos que a vacinação massiva da população, como a experiência de outros países tem demonstrado, é a única alternativa viável para a retomada sustentável da economia, atenuando, no médio prazo, a necessidade de distanciamento social e a decretação de lockdowns”, observam os distritais.
O manifesto afirma que a velocidade da vacinação da população no DF não tem sido suficiente para vencer a velocidade de propagação do vírus e cita o exemplo de outros estados, onde os governadores têm se mobilizado com sucesso para a compra de imunizantes diretamente com os fornecedores. “O Distrito Federal, contudo, já distribuiu cerca de 90% de todas as doses de vacina recebidas do Ministério da Saúde, o que demonstra que o gargalo na velocidade da vacinação não se encontra no Governo Distrital. Todos os Estados da Federação têm enfrentado o mesmo problema”, afirmam os deputados.
Confira a íntegra do manifesto
Fonte: Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa