O governo brasileiro anunciou hoje (14) a assinatura de 15 acordos comerciais entre empresas do Brasil e da China, principalmente nos setores de energia, infraestrutura e agronegócio, durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático.
Três dos acordos envolvem empresas do grupo JBS (JBSS3) , uma da maiores companhias de alimentos do mundo. A marca Seara acertou a compra de 280 caminhões elétricos da JAC Motors, que serão utilizados na distribuição local de produtos no Brasil, enquanto a Friboi fechou acordo para utilizar estrutura de distribuição de produtos da WHG na China. Já própria JBS firmou parceria com o Banco da China para crédito para exportação, com prazo de até 4 anos.
No setor de energia, a Eletrobras e State Grid fecharam parceria para um projeto de revitalização do sistema de transmissão da hidrelétrica de Itaipu.
Já a SPIC, gigante chinesa com forte atuação em energias renováveis, assinou um memorando com a Prumo Logística para avaliar a viabilidade financeira e técnica de projetos de energia renovável (eólica offshore, solar, hidrogênio “azul”, a partir de gás natural; e “verde”, de fonte renovável) no Porto do Açu (RJ).