A partir do dia 15, mais 99 linhas de ônibus do sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal deixarão de aceitar pagamentos em dinheiro. Essas linhas incluem 30 da Piracicabana, 19 da Pioneira, 10 da Urbi, 24 da Marechal e 16 da BsBus.Estas 99 linhas juntam-se às 52 linhas que já não aceitam pagamento em espécie desde 1º de julho.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, com essa mudança, 16% das linhas do sistema aceitarão apenas pagamento eletrônico, utilizando cartões de transporte, cartões bancários e QR Code (bilhete avulso). Atualmente, o Distrito Federal conta com 933 linhas de ônibus.
Mudança – A transição para o pagamento eletrônico está sendo feita gradualmente, priorizando as linhas onde o uso de dinheiro já é menor. A expectativa é que até o final do ano, o pagamento em dinheiro não seja mais aceito em nenhuma linha de ônibus.
Para facilitar a adaptação dos usuários, o BRB Mobilidade aumentou o número de pontos de retirada e recarga de cartões, agora contando com 151 pontos de atendimento. Além disso, os usuários do aplicativo BRB Mobilidade podem adquirir créditos de transporte utilizando Pix diretamente no app.