Mafalda, a personagem argentina criada nos anos 1960 que é sucesso mundial, vai entrar na Netflix! A garotinha, filha das Histórias em Quadrinhos (HQs) de Quino – Joaquim Salvador Lavado Tejón -, traz em seu universo críticas aos rumos da sociedade e, claro, a certos pratos, que ganham cada vez mais atualidade.
Criada para atender a uma empresa de eletrodomésticos, a personagem logo se tornou conhecida por críticas, humor ácido e vocabulário literário, com palavras consideradas “difíceis” na época. Sua mãe é vista como chata por ela, alguém que prepara pratos e sopas sem a menor graça. Seu pai já é visto como um trabalhador comum.
Seu universo ainda conta com amigos sonhadores, alguns mesquinhos e outros simplesmente infantis e egoístas. Liberdade é uma das amiguinhas, sempre desrespeitada. Burocracia é uma tartaruga com hábitos peculiares.
Quino faleceu em setembro de 2020, em Buenos Aires. Juan José Campanella, vencedor de um Oscar e dois Emmy, vai ser o responsável por dirigir, produzir e coescrever a animação, em parceria com o estúdio MundoLoco CGI. A série ainda não tem data de estreia na Netflix.