O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá, em abril, uma agenda estratégica em Goiás. Será a primeira visita dele ao estado após assumir o mandato no início deste ano. Oficialmente, o compromisso será o lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida em Anápolis, Aparecida de Goiânia e Rio Verde.
Extraoficialmente, porém, a ideia do Palácio do Planalto é reaproximar Lula dos empresários do agronegócio. Rio Verde foi o município goiano onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve a maior votação proporcional em Goiás nas eleições de 2022. E o petista quer quebrar resistências no segmento.
A Casa Civil da Presidência da República, em articulação com o governo do estado, identificou que uma das maiores frentes do Minha Casa, Minha Vida em Goiás é em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, com cerca de 5 mil unidades. E a construção de moradias populares em Anápolis e em Rio Verde pode representar uma melhoria na imagem de Lula.
O Planalto negocia com o Palácio das Esmeraldas para que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) participe da programação. O chefe do executivo estadual deu carta branca à sua assessoria, que ajusta com a equipe de Lula a data mais apropriada para os eventos.