O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai abrir e participar da 17ª Conferência Nacional da Saúde (CNS), que acontece de 2 a 5 de julho em Brasília. A confirmação foi feita com exclusividade ao Brasília Capital pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa o Berger, em entrevista ao editor Orlando Pontes para o podcast do jornal. A 17ª CNS será o primeiro grande evento do governo Lula 3 na retomada da participação popular em Conselhos, que sofreram um processo de desmonte nos quatro anos da gestão de Jair Bolsonaro (PL). “O objetivo do presidente é causar uma verdadeira ebulição democrática para fazer acréscimos à cidadania com a recriação, reativação e até criação de novos Conselhos”, diz Berger.
O secretário-executivo do MS estima que mais de 6 mil pessoas participarão da 17ª Conferência Nacional de Saúde – o evento é realizado a cada quatro anos. Estarão em Brasília representações de todos os estados e municípios brasileiros, além de delegações estrangeiras e participação de todos os ministérios.
Assista o vídeo completo e saiba o que o governo Lula está fazendo para melhorar a saúde pública, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) com programas como o Mais Médico, Brasil Sorridente (de saúde bucal), fortalecimento do Emulti (equipes multiprofissionais de saúde) e o Programa Nacional de Imunização (PNI), sob a gestão da ministra Nísia Trindade.