Da Redação
Foi divulgada nesta quarta-feira (19/10) nova pesquisa Genial/Quaest para o segundo turno da disputa presidencial. A pesquisa considerou apenas os votos válidos, e aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando com 53% das intenções, enquanto Jair Bolsonaro (PL) apresenta 47%.
Em levantamento anterior, de 13 de outubro, Lula aparecia com 54% das intenções de voto, contra 46% do atual presidente. Houve oscilação de ambos dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No cenário que considera os votos totais, que incluem eleitores indecisos e votos nulos e brancos, Lula tem 47% contra 42% de Bolsonaro. Eleitores que não pretendem votar e votos nulos e em branco totalizam 6%, enquanto os indecisos somam 5%.
Foram ouvidos 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 16 e 18 de outubro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04387/2022.
A pesquisa também publicou o percentual de rejeição de cada candidato, e o presidente tem o maior índice de rejeição, com 46% contra 43% de Lula. Anteriormente, Bolsonaro tinha 50% de rejeição, contra 42% do petista.
Entre os eleitores que responderam à pesquisa, 53% acham que Luiz Inácio Lula da Silva ganhará a disputa ao Palácio do Planalto. Outros 32% consideram que Bolsonaro sairá vencedor, enquanto 14% não sabem ou não responderam.
Em relação à avaliação do governo atual o levantamento indica que 39% dos entrevistados avaliam negativamente o governo Bolsonaro. Já aqueles que consideram a atual gestão positiva são 36%. Eleitores que classificam o governo como regular são 23%, enquanto 2% não sabem ou não responderam.
Com informações do Metrópoles.