Lula recebe o diploma das mãos do ministro do TSE, Alexandre de Moraes – Foto: Reprodução TV Justiça
O presidente eleito no dia 30 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, (PSB) foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta segunda-feira (12).
Lula e Alckmin receberam os diplomas das mãos do presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Em seu discurso Lula agradeceu ao povo brasileiro pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil e lembrou sua primeira diplomação em 2002, na qual foi julgado por não ter diploma universitário. “Em primeiro lugar, quero agradecer ao povo brasileiro pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Em minha primeira diplomação em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário”, destacou Lula.
Emocionado Lula agradeceu o apoio e a honra de presidir novamente o Brasil. “Quero pedir desculpas a vocês pela emoção, porque quem passa pelo que passei nesses últimos anos e está aqui agora, é a certeza de que Deus existe e de que o povo brasileiro é maior do que qualquer pessoa. Após receber o diploma, Lula disse que o documento pertence ao povo brasileiro. “Esse diploma não é do Lula presidente, mas de parcela significativa do povo que reconquistou o direito de viver em democracia nesse país. Vocês ganharam esse diploma”, disse Lula.
Autoridades presentes
Participaram da cerimônia o ex-presidente José Sarney e a ex-presidenta Dilma Rousseff – Foto: Reprodução TV Justiça
A mesa de honra da cerimônia foi composta pelas autoridades:
Alexandre de Moraes
Ricardo Lewandowski, vice-presidente do TSE
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara
Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
Benedito Gonçalves, corregedor da Justiça Eleitoral
Raul Araújo, ministro do TSE
Cármen Lúcia, ministra do TSE
Sérgio Banhos, ministro do TSE
Carlos Horbach, ministro do TSE
Augusto Aras, procurador-geral da República
Beto Simonetti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil
Na plateia, estavam futuros ministros do governo Lula, como Fernando Haddad (Economia) e José Múcio Monteiro (Defesa). Também compareceram os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff.
A diplomação é uma etapa que confirma o processo eleitoral e habilita Lula e Alckmin a tomar posse como presidente e vice-presidente da República no dia 1º de janeiro de 2023.