O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (27) estar otimista quanto à suspensão das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil e disse acreditar que, em poucos dias, os dois países chegarão a um acordo definitivo. “Tive ontem uma boa impressão de que logo, logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil”, declarou durante coletiva de imprensa em Kuala Lumpur, na Malásia, onde participa da Cúpula da Ásia do Leste.
Lula relatou ter apresentado ao presidente Donald Trump um documento com os principais pontos que o Brasil deseja tratar nas negociações. Segundo ele, o governo norte-americano não tem déficit comercial com o país, o que tornaria injustificada a taxação dos produtos brasileiros.
“Os Estados Unidos não têm déficit com o Brasil. Foi essa a justificativa da taxação no mundo, que eles só iriam taxar países com quem tinham déficit comercial”, explicou.Além disso, o petista revelou que o diálogo com Trump foi positivo e deve resultar em um entendimento que beneficie ambos os lados. “Em poucos dias teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil para que a vida siga boa e alegre, do jeito que dizia o Gonzaguinha”.
Questionado se o republicano fez promessas, Lula respondeu em tom bem-humorado: “Ele não tem que me prometer nada, tem que se comprometer”.
Aos 80 anos, completados nesta segunda-feira, Lula encerrou a entrevista com tom pessoal e otimista. “Estou no melhor momento da minha vida. Nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver.”
Trump felicita Lula
A caminho do Japão, o presidente norte-americano deu as primeiras declarações após o encontro com Lula para discutir as tarifas de 50% contra o Brasil. “Não sei se algo vai acontecer, mas vamos ver. Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver, agora eles estão pagando, acho que 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, pontuou.
Em um ato impensado há poucos meses, Trump desejou parabéns à Lula pelo aniversário de 80 anos. “Quero desejar feliz aniversário ao presidente, ok? Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante, mas hoje é o aniversário dele, então feliz aniversário”, finalizou.