Pesquisa divulgada pelo Datafolha neste domingo (30) traz o ex-presidente Lula (PT) disparado na liderança com 30% das intenções de voto para a Presidência em 2018. Em dezembro, o petista também estava na frente, mas com 25%.
Quem também cresceu foi o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que agora aparece em segundo lugar, empatado tecnicamente com a ex-senadora Marina Silva (Rede).
A pesquisa é a primeira feita pelo Datafolha depois da divulgação da delação da Odebrecht – que atingiu em cheio os presidenciáveis tucanos. Este vácuo na direita foi determinante para o crescimento de Bolsonaro, que saiu de 9% para 15% e de 8% para 14% nos dois cenários apresentados pelo Datafolha.
Em termos de rejeição, porém, Lula só perde para Temer – que ostenta 64% de desaprovação para um provável primeiro turno. Os tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckimin aparecem logo depois.
Em um provável segundo turno, Lula só fica numericamente atrás de Marina Silva e do juiz Sérgio Moro.
O Datafolha fez 2.781 entrevistas, em 172 municípios, na quarta (26) e na quinta (27), antes da greve geral de sexta (28). A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Confira: