Da Redação
Chega ao fim a disputa eleitoral pela cadeira da Presidência da República no Palácio do Planalto neste domingo (30), com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito na votação do segundo turno das eleições de 2022.
O candidato do Partido dos Trabalhadores derrotou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição. A confirmação do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aconteceu às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.
Lula foi eleito para seu terceiro mandato e tomará posse no cargo em 1º de janeiro de 2023. Desta vez, o petista terá quatro dias a mais para governar o país – a posse presidencial será em 5 de janeiro.
Com o resultado deste domingo, Bolsonaro é o primeiro presidente brasileiro que não consegue se reeleger desde que foi instituída a reeleição no Brasil, em 1998.
Na reta final das campanhas para o segundo turno, Lula se beneficiou de uma ampla rede de apoios. Lula conquistou a vitória com dois milhões de votos à frente de Bolsonaro.
Com informações do G1.