Um vídeo feito pelo líder comunitário Ronald Filgueiras mostra o acúmulo de lixo ao lado da cerca do Parque do Cortado, próximo à sede da Associação Comercial de Taguatinga (Acit). O Brasília Capital procurou o Serviço de Limpeza Urbana para saber porque o material não foi recolhido e o órgão informou que procederia a limpeza da área ainda nesta terça-feira (29).
O depósito indevido de lixo fica próximo ao conjunto de prédios residenciais Top Life, no setor QI. De acordo com Ronald Filgueiras, a imagem é recorrente no local, e o maior prejuízo é para o meio ambiente. “Quando chove, a enxurrada arrasta o chorume e o material sólido para a nascente do córrego do Cortado”, diz. Ele alerta que outro risco é para a saúde humana, uma vez que os pneus velhos acabam servindo de criatório do mosquito da dengue.
Na nota em que comunica o envio de uma equipe para fazer a limpeza do local, o SLU pede que a população evite descartar entulhos e resíduos domiciliares em áreas e vias públicas. A população também pode contar com o Papa Entulho (http://www.slu.df.gov.br/servicos-e-produtos-ofertados.html). Em sua subsede em Taguatinga, no setor QNG, o SLU recebe móveis velhos, material reciclável, restos de podas e até um metro cúbico de entulho. O local funciona de segunda a sábado das 7h às 18h.