O excesso de lixo tem causado transtornos para a população da região central do Gama. Uma montanha de entulho, instalada nas proximidades de uma obra na Avenida JK, se transformou em um verdadeiro depósito de sujeira. Segundo os moradores, o espaço tem atraído usuários de drogas e colocado os cidadãos em risco.
- Advertisement -
O cenário de bagunça seria velho conhecido de quem passa pelo local. É o que afirma a auxiliar de serviços gerais Cláudia Leite, 39 anos. Segundo ela, o volume do lixo aumentou gradativamente nos últimos meses. “Como se não bastasse o lixo produzido pela obra, as pessoas também começaram a passar e jogar lixo ali. Isso é um absurdo”, reclama.
Variedade
De acordo com a moradora da cidade Lindalva Galdino, 47 anos, o local acumula os mais variados tipos de detrito. \”As pessoas acabam jogando absolutamente tudo. De garrafa a animal morto. É um perigo enorme para quem passa aqui\”, denuncia.
Para a aposentada Doralice Leite, 63, o quadro atinge a segurança de quem precisa passar diariamente pela área. \”Esse entulho atrai uma quantidade considerável de usuários de drogas, que se aproveitam do lixo para se esconder e consumir a droga\”, afirma.
Para o futuro, os moradores acreditam que o espaço pode ser utilizado de uma forma mais adequada. \”Após uma boa limpeza, poderia ser construído um parquinho ou uma academia popular. Um local que oferecesse mais uma opção de saúde e lazer de maneira gratuita à população\”, sugere Claudia Leite.
Mau hábito ou descaso
Para alguns, o cenário de sujeira está relacionado a uma questão cultural. É o caso do aposentado Jodir Rocha, 78. \”Eu acho que é cultural. É um hábito que observo nas pessoas desde que me mudei para o Gama, há mais de trinta anos. Aliás, é um problema que não se limita ao Gama. Em vez de limpar, as pessoa preferem jogar mais sujeira\”, acredita.
Procurada, a Administração Regional do Gama afirmou que a obra é de responsabilidade da Novacap. Mas, mesmo assim, o órgão informou que enviará um caminhão para fazer a limpeza do local, assim que os trabalhos forem finalizados.
- Advertisement -
A Novacap alegou que a intervenção está praticamente concluída e faltam apenas complementos, como calçadas e baias de ônibus. A previsão para conclusão é o dia 10 de outubro. Sobre a limpeza, a companhia disse que uma instituição executora do contrato será a responsável. Mas até o fechamento desta edição, o órgão não revelou o nome da empresa.
O Projeto de Lei do Senado 523/2013 prevê o dever de o DF e os municípios punirem quem joga lixo em via pública. A proposta deve ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).