Não temos no Brasil, como tem o Oriente, a tradição dos Mestres Orientadores sobre crescimento espiritual notadamente o budismo, zen budismo e hinduísmo. Então, nos restam os livros.
O primeiro autor, pela forma de escrever e analisar, é Pietro Ubaldi. Já desencarnado, Pietro é um autor italiano radicado no Brasil. Dos seus 24 livros, cito dois: “Cristo e Evolução” e “Evangelho”.
O segundo, pela forma leve de escrever e quase poética de apresentar o conhecimento espiritual, é Huberto Rhoden, iogue brasileiro fundador da Instituição Alvorada. Dele, cito: “Profanos e Iniciados” e “Assim Dizia o Mestre”.
O terceiro é Carlos Pastorino. Ninguém interpretou o Evangelho de forma tão profunda. Seu livro principal, “A Sabedoria do Evangelho”, apresentado em oito volumes e disponível na Internet, é o que existe de mais importante da área da hermenêutica crística.
Osho, o filósofo e guru da Índia e uma das pessoas mais criticadas do mundo por quem não leu sua obra, é, no meu entendimento, o autor espiritualista mais completo. Com ele, o universalismo total.
Osho aceita todos os mestres que passaram por nós. Com ele, você tem abordagens sobre Cristo, Buda, Mahavira, Maomé, Kabir, Freud, Krishnamurti etc.
Se você for iniciante, indico: “Vá Com Calma”, “A Sabedoria das Areias” e “A Semente de Mostarda”. Se você já tiver bastante estrada, indico: “A Harmonia Oculta”, “A Divina Melodia”, “Nem Água, Nem Lua” e “Raízes e Asas”.
O quinto autor é J. Krisnamurti, psicólogo e místico indu. Ele foi, desde criança,adotado pelos dirigentes da Sociedade Teosófica que queriam torná-lo Mestre, mas rebelou-se e preferiu fazer carreira solo. Seu livro principal é “O Verdadeiro Objetivo da Vida”.
O sexto autor é Swami Rama, ex-papa do induísmo. Seu livro “Vivendo Com os Mestres do Himalaia” é uma preciosidade. O sétimo autor é “Yogananda”, conhecido guru da Índia que viveu nos Estados Unidos. Seu livro “Autobiografia de um Yogue” é outra preciosidade.
Finalmente, dois autores brasileiros: Augusto Cury, pela análise psicológica que faz em seus livros, e André Luís, desvendando o mundo espiritual por meio de Chico Xavier. “Nosso Lar” é seu livro mais conhecido.