\”A cada página eu fui ficando mais e mais animado a continuar a levar a minha vida de sambista”
– Zeca Pagodinho
Com uma linguagem espontânea e documental, apurada e escrita por Luiz Carlos Prestes Filho, este livro resgata a importância dos quatro presidentes das escolas que lutaram pela construção da Passarela do Samba e criaram a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba): Anísio Abraão, Capitão Guimarães, Luizinho Drummond e Carlinhos Maracanã. “Os depoimentos aqui reunidos ajudam a entender como uma festa popular transformou-se no maiormega evento cultural do mundo”, afirma Boni, na apresentação do livro.
Afinal, conforme bem resume o economista e ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa, “sempre defendi que a tecnologia social de gestão do carnaval – realizada pelos bicheiros do Rio de Janeiro – deveria ser estudada para entender como foi consolidada a Economia do Carnaval”. E é exatamente esta abordagem que interessa ao autor da obra, Prestes Filho, importante pesquisador brasileiro do tema Economia da Cultura.
Além deste aspecto de megaevento único no mundo – são cerca de 120 mil pessoas circulando por dia na Marquês de Sapucaí, sendo mais de 15 mil trabalhando para atender 72 mil espectadores, em cinco dias – o carnaval trabalha com valores intangíveis, como a emoção, ritmo, música. Mas nem por isso deixa de ser “coisa séria”.
Tania Fayal, coordenadora do canteiro de obras da Marquês de Sapucaí diz que “a construção durou 180 dias, tempo recorde! E olha que muitas forças afirmavam, na época, que não daria tempo para concluir antes do Carnaval. O menor atraso criaria um ambiente difícil de enfrentar, pois, como dizia o principal comandante da obra, o governador Leonel Brizola, \”o carnaval pode derrubar um governo\”.
O autor: Luiz Carlos Prestes Filho – diretor e roteirista de filmes, documentários para cinema e televisão, formado na antiga União Soviética, hoje é importante pesquisador brasileiro do tema \”Economia da Cultura\”. Nos últimos 15 anos, foi coordenador geral dos estudos \”O Valor Econômico da Festa de San Pacho\”; \”Cadeia Produtiva da Economia do Artesanato\”; \”Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval\”; \”Cadeia Produtiva da Economia da Música\”; \”Contribuição da Cultura para a Formação do PIB do Rio de Janeiro\”. Desde 2007, é coordenador editorial da revista \”Inteligência Empresarial\”, do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie) da Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
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“O maior espetáculo da Terra, 30 anos de Sambódromo” – Editora Lacre
Páginas: 40 / Formato: 12 x 21 cm / Preço: R$ 25
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