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Geral

Literatura de Cordel no Ensino Fundamental

  • Redação
  • 29/11/2022
  • 15:39

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Escola Classe 46 de Ceilândia e o professor Raimundo Sobrinho, coordenador do projeto – Foto: Divulgação

Maria Félix Fonteles

Quarenta escolas de Ensino Fundamental de Ceilândia adotaram, desde 2019, o projeto “A arte do cordel”, com a realização de cem oficinas literárias para um universo de mais de 4 mil alunos da cidade.  Cada oficina tem duração de uma a duas horas e o conteúdo envolve a leitura de cordéis, a exploração do gênero e a elaboração e revisão de textos. O projeto, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), conta com intérprete de Libras, de acesso a pessoas com deficiência auditiva.

“Ceilândia consolida-se como a região administrativa mais populosa do DF e como polo irradiador da cultura popular nordestina, com destaque para a literatura de cordel”, observa o coordenador do projeto, professor Raimundo Sobrinho, ao encerrar as atividades deste ano com uma oficina na Escola Classe 46.  

Projeto “A arte do cordel” na Escola Classe 46 de Ceilândia

Para ele, é um desafio levar literatura para os estudantes em um mundo altamente tecnológico. “Porém, é necessário persistir, enfatizando a importância da leitura. Além disso, percebo os olhos deles brilharem com a harmonia sonora das rimas neste universo tão importante que é a literatura de cordel”.

O professor Eduardo Ferreira dos Santos, da EC 22, um dos entusiastas do projeto, ressalta que o cordel tem boa aceitação pelos alunos, os quais, já familiarizados, levam de casa o gosto por essa literatura. “ Nosso objetivo é valorizar o texto de cordel como manifestação popular e, a partir daí, produzir textos com base em fábulas conhecidas, ilustrando-a com a xilogravura, incentivando a escrita, a produção e a declamação em grupos”, observa. 

 Para ele, desenvolver o projeto “representou um passo valioso para o reconhecimento e resgate da literatura, além de proporcionar à nova geração a oportunidade de apreciar a riqueza e expressividade da nossa cultura”.

A professora Suzana Cristina Macedo de Melo Gomes, da EC 06, de Ceilândia, reafirma: “o cordel, além de ter grande relevância para as atividades em sala de aula, possui um caráter social, uma vez que as oficinas abordam questões relacionadas às dificuldades enfrentadas pelo povo brasileiro, estimulando importantes reflexões”.

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