Em uma semana de Operação Bocas de Lobo, na W3 Norte, início da W3 Sul e em Taguatinga, a Secretaria das Cidades recolheu 69 toneladas de lixo das ruas. A ação que prepara o DF para o período das chuvas faz parte do programa Cidades Limpas e se iniciou em 17 de outubro. O objetivo é prevenir alagamentos. Desde o começo das ações, foram desobstruídos 1.232 bueiros. O trabalho é fruto de uma mobilização da pasta com outros órgãos do governo de Brasília. Cerca de 52 trabalhadores se revezam para fazer a limpeza nas vias públicas.
Nesta primeira etapa, o mutirão ocorre na W3 Norte e em Taguatinga. Os pontos foram identificados pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, como críticos e vulneráveis a entupimentos. Desde 17 de outubro, as equipes limparam 524 bocas de lobo ao longo da W3 Norte e início da W3 Sul, de onde foram retiradas 30 toneladas de Lixo. Em Taguatinga, foram recolhidas 39 toneladas de detritos em 708 bueiros.
Troca de tampas
Divididos em duas equipes, os trabalhadores retiram o lixo acumulado e identificam outros pontos obstruídos para que também sejam desentupidos. A ação também faz a troca de tampas e grades que estão danificadas. O trabalho da Secretaria das Cidades é feito de forma articulada com outros órgãos e com base em informações também da Defesa Civil. Além das ações da secretaria, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) tem feito cotidianamente limpeza de bocas de lobo do DF. Recentemente, o órgão atuou em todas as tesourinhas das asas Sul e Norte.
No fim de 2016, a Secretaria das Cidades fez ações preventivas para o período chuvoso no Eixão, Eixo W, W2, W3, Eixo L, L2 e Setor de Clubes Sul. Em Taguatinga, com ação atual, a expectativa é de que 75% das bocas de lobo sejam desobstruídas.
Parceria
O Cidades Limpas é uma força-tarefa articulada pela Secretaria das Cidades em parceria com diversos órgãos do governo de Brasília. Desde novembro de 2016, foram 24 edições. As ações têm como objetivo promover uma imediata melhoria no ambiente urbano. Atualmente, a ação está no Park Way, Núcleo Bandeirante e Candangolândia.
Serviços como desobstrução de bocas de lobo, poda de árvores e retirada de entulho ocorrem diariamente dentro do Cidades Limpas. Ao todo 14.676 árvores foram podadas e 2.146 bocas de lobo desobstruídas.