Orlando Pontes
Será retomada, na segunda-feira (11), às 10h, a licitação para contratação das empresas de vigilância armada e supervisão motorizada das escolas públicas, unidades orgânicas e coordenações regionais de ensino da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal. São dois lotes, totalizando R$ 250 milhões por ano.
O pregão número 09/2021 aconteceu em 31 de maio deste ano para contratação de duas empresas pelos próximos cinco anos. Mas a retomada da licitação está cercada de dúvidas. Após o pregão, as duas primeiras colocadas nos dois lotes (Transporter Segurança, do lote 1, e Brasfort, do lote 2) foram desclassificadas por problemas na documentação. Assim, a GI Empresa de Segurança, que ficou em segundo lugar em ambos os pregões, ascendeu ao primeiro lugar.
A GI é a atual prestadora do serviço para um dos lotes. Agora, sua documentação está sendo questionada pela própria Secretaria, responsável pela emissão dos documentos. A suspeita é de que a eliminação da GI seja para favorecer ou direcionar os contratos para empresas de famílias de políticos.