Márcia Turcato (*)
![](https://bsbcapital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Marcia-Turcato-Foto_-reproducao-.jpg)
Leonel de Moura Brizola (1922-2004) foi o único brasileiro eleito pelo voto popular para governar dois estados – o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Gaúcho da cidade de Carazinho, o menino pobre trocou o interior pela capital, Porto Alegre, em 1936, em busca de trabalho e de estudo.
Foi engraxate e ascensorista e, em 1946 ingressou no curso de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Depois de formado, trocou a mesa de cálculos pela política e deu início a uma trajetória singular.
A vida de Brizola é revelada em “No fio da história”, o mais novo livro do jornalista Cleber Dioni Tentardini, com lançamento nacional marcado para março e pré-venda já aberta nas plataformas digitais.
Metralhadora – A obra é recheada de curiosidades, vitórias, derrotas, decepções, amores, fúrias, perseguições, reconciliações, conchavos, dezenas de fotos, charges e reproduções de jornais, inclusive um achado inédito, guardado em cofre: a histórica metralhadora com que o governador gaúcho se movimentava no Palácio Piratini, sede do governo do estado, durante o Movimento da Legalidade, acontecimento político que sacudiu o Brasil após a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961.
![](https://bsbcapital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Marcia-Turcato-Cultura-Foto_-divulgacao--689x1024.jpg)
O livro remonta cenários e esclarece passagens marcantes da política nacional e internacional através de entrevistas e valiosos trabalhos acadêmicos, divulgados recentemente, e das memórias inabaláveis de jornalistas como Flávio Tavares e Carlos Bastos, e de militares como Emílio Neme e Pedro Alvarez.
Serviço
Valor promocional de pré-lançamento: R$ 65.
Informações pelo e-mail dfatoeditora@gmail.com. Lançamento pela D’fato Editora Jornalística: março de 2025