O governador Ibaneis Rocha assinou, quarta-feira (3), a ordem de serviço para construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Maria. Avaliada em R$ 11 milhões, a metade da obra será custeada com recursos de R$ 6 milhões de uma emenda da senadora Leila Barros (PDT).
O novo equipamento fortalecerá a rede pública de saúde na região administrativa que tem 130 mil habitantes. O complexo inclui estacionamento e as calçadas da UBS na CL 109, lote D.
“Santa Maria é uma cidade que cresce rapidamente e, em função disso, os serviços públicos têm ficado sobrecarregados. Seguirei acompanhando a aplicação desse recurso para que essa demanda dos moradores seja atendida o mais rápido possível”, afirmou Leila.
A senadora se reuniu, em agosto do ano passado, com a secretária de Saúde Lucilene Florêncio para ajustar a execução da emenda parlamentar, que estava parada devido a questões burocráticas.
Ficou acertado que o GDF vai iniciar a obra com recursos da Novacap e, posteriormente, os custos serão compensados por meio da emenda da senadora. Esta inovação financeira assegura que odinheiro público seja aplicado de forma transparentee eficaz.
Saiba+
A UBS é um ponto de entrada para o sistema de saúde pública, oferecendo assistência primária, incluindo serviços de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e outros profissionais de saúde. A nova UBS será construída em uma área de 1.499,35 m² com capacidade para quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família (EsF) da Atenção Primária, e vai atender uma população de 18 mil pessoas.