Os grampos da Polícia Federal flagraram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes em conversa com o senador Aécio Neves (PSDB-MG). No áudio, eles discutem a votação da Lei de Abuso de Autoridade e Aécio pede para que o magistrado converse com o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
O documento faz parte da Operação Patmos, da Lava Jato, a ação, autorizada pelo STF, cumpriu 49 mandados judiciais, sendo 41 de busca e apreensão e oito de prisão preventiva. A irmã de Aécio, Andréa Neves, para coletar provas de crimes de corrupção e contra a administração pública.
Leia a conversa:
AÉCIO NEVES: Oi, Gilmar. Alô.
GILMAR: Oi, tudo bem?
AÉCIO NEVES: Você sabe um telefone que você poderia dar que me ajudaria na condução çá. Não sei como é sua relação com ele, mas ponderando… enfim, ao final dizendo que me acompanhe lá, que era importante… era o Flexa, viu?
GILMAR: O Flexa. Tá bom, eu falo com ele.
AÉCIO NEVES: Porque ele é o outro titular da comissão, somos três, sabe? Né…
GILMAR: Tá bom, tá bom. Eu vou falar com ele. Eu falei… eu falei com o Anastasia e falei com o Tasso… Tasso não é da comissão, mas o Anastasia…. o Anastasia disse “Ah, tô tentando… [incompreensível]…” e…
AÉCIO NEVES: Dá uma palavrinha com o Flexa… a importância disso e no final dá sinal para ele porque ele não é muito assim… de entender a profundidade da coisa… fala ó… acompanha a posição do Aécio porque eu acho que é mais serena. Porque o que a gente pode fazer no limite? Apresenta um destaque para dar uma satisfação para a bancada e vota o texto…. que vote antes, entendeu?
GILMAR: Uhum
AÉCIO NEVES: Destaque é destaque… depois não vai ter voto, entendeu?
GILMAR: Uhum. Uhum.
AÉCIO NEVES: Pelo menos vota o texto e dá uma…
GILMAR: Uhum.
AÉCIO NEVES: Uma satisfação para ban… para não parecer que a bancada foi toda ela contrariada, entendeu?
GILMAR: Uhum.}