De tão importante para nossas vidas, honrar os pais é o primeiro mandamento em relação ao próximo. Os três primeiros se referem a Deus: ame a Deus, não tome Seu nome em vão, e guarde o sábado.
- Advertisement -
O quarto mandamento, que é uma Lei, é incondicional. Não se leva em conta a qualidade dos pais. Eles lhes deram a vida. O modo como lhes tratam ou lhes trataram, se é ou foi ruim, é um problema entre eles e o Criador ou a lei dos homens. Mas você deve ficar atento para que isso não lhe fira e não lhe faça repitir a conduta com seus filhos.
Criação negativa, sem extração dos ensinamentos para uma vida equilibrada, pode levá-los a condutas agressivas com autoridades e filhos. Muitos pais que criticam seus pais repetem a conduta com os filhos e não percebem.
Acredite!: \”o acaso não existe nos propósitos divinos\”, ensina o Mestre André Luis. Há uma razão oculta para se nascer onde nascemos. É um equívoco pensar que a educação no lar deve vir somente dos pais. Muitas vezes é exatamente o contrário. São os filhos que devem educá-los e cuidar deles, seja por doenças ou carências. Em alguns casos, também um filho deve cuidar dos irmãos.
Na compreensão, que leva a gratidão, as portas se abrem. Você não parou no passado. Não é um revoltado. Deu a volta por cima. Venceu a adversidade. É difícil? É claro que é, mas quem nasceu num lar difícil é porque tinha condição para superar a adversidade.
E quem nasceu num lar amoroso? Aí também, muitas vezes, presenciamos a ingratidão, o que é muito mais grave. Gratidão ou ingratidão depende somente de você. Não culpe seus pais. Mostre a generosidade que educa.
Filhos, honrem seus pais! Pais, não irriteis vossos filhos!, ensinou o Apóstolo Paulo.