Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Pelaí, Política

Kicis e Fraga votam a favor de soltar mandante do assassinato de Marielle

  • Redação
  • 11/04/2024
  • 12:33

Compartilhe:

Deputada Bia Kicis, no plenário da Câmara (Pablo Valadares/Agência Câmara)

Em defesa da moral, dos bons costumes e dos direitos da mulher; em nome da liberdade de expressão; pelo “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos” – além de outros bordões falso-moralistas da extrema direita brasileira –, 25 integrantes da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados votaram, na quarta-feira (10), a favor da soltura do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Entre eles, a representante do Distrito Federal Bia Kicis (PL).

A deputada votou à distância. Ela está na Europa, acompanhando os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO) para “denunciar as violações dos Direitos Humanos no Brasil”. No Plenário, a prisão do parlamentar fluminense foi mantida por 277 votos contra e 128 pela soltura, além de 28 abstenções.

Na votação em plenário, Reginaldo Veras (PV) e Erika Kokay (PT) foram os únicos do DF a votar pela manutenção da prisão.  Bia Kicis voltou a votar (à distância) pela soltura e foi seguida por Alberto Fraga (PL). Rafael Prudente (MDB) se absteve, e Júlio Cesar Ribeiro, Fred Linhares e Gilvan Máximo, todos do Republicanos, não compareceram para votar. A ausência e a abstenção favoreciam ao relaxamento da prisão.

Brazão é acusado pela Polícia Federal de ser um dos mandantes, há seis anos, do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol-RJ) e do motorista Anderson Gomes. A decisão final do Plenário da Casa segui o relator do processo na CCJ, Darci de Matos (PSD-SC).

O deputado fluminense foi expulso do União Brasil e está preso desde o dia 23 de março pelo crime ocorrido em 14 de março de 2018, no centro do Rio de Janeiro. Na época, Brazão era vereador. O parecer de Darci de Matos concorda com a tese do Supremo Tribunal Federal de que a prisão era necessária por atos de obstrução à Justiça, os quais, segundo o Supremo, “continuavam a ser praticados ao longo do tempo”.

Deputados só podem ser presos em flagrante delito inafiançável. Porém, Matos ressaltou que o que está em análise não é o assassinato de Marielle. “A situação que a

PF coloca como flagrância não decorre do homicídio. Nós não estamos discutindo se o deputado assassinou a vereadora ou não. A flagrância decorre da obstrução permanente e continuada da Justiça. E em organização criminosa o crime passa a ser inafiançável”, explicou.

Chiquinho Brazão – Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Brazão foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito. A decisão foi seguida pela 1ª Turma da Corte.
Além do deputado, o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, é acusado de ser mandante do crime.

O processo passou a tramitar no Supremo porque ambos têm foro privilegiado. O assassinato de Marielle ocorreu em março de 2018, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Na época, Brazão era vereador na capital fluminense.

Quanto à não possibilidade de fiança, o relator seguiu jurisprudência do STF aplicada desde 2015, segundo a qual, se estiverem presentes os requisitos para a decretação da prisão preventiva nos casos concretos, não há lógica ou razoabilidade na concessão de fiança. “Em outras palavras, deveria ser afastada a afiançabilidade de um crime quando presentes os requisitos da preventiva”, disse.

(*) Com informações da Agência Câmara de Notícias

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Geraldo Azevedo leva 5 mil pessoas a Olhos d’Água

Caroline Romeiro

Cuidado com as bebidas “zero açúcar”

José Matos

Anjos e demônios

Júlio Miragaya

A verdade sobre taxas de inflação e de juros no Brasil

Tesandro Vilela

Projeto de governança de IA vai ao Congresso

Júlio Pontes

Ibaneis quer se livrar do “lixo” Centrad

Últimas Notícias

Ibaneis quer se livrar do “lixo” Centrad

16 de dezembro de 2025

Quaest: Lula lidera todos os cenários de 2º turno para 2026

16 de dezembro de 2025

Ibaneis reinaugura Praça dos Estados na Candangolândia

16 de dezembro de 2025

Bosque da Vida eterniza memória de vítimas de feminicídio

16 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.