Justiça proíbe eventos esportivos no DF

Gustavo PontesPor ,09/04/2021 às 8:17, Atualizado em 09/04/2021 às 8:17

Governador Ibaneis Rocha tenta recurso, mas TRT não acata

Justiça determinou o fechamento de serviços não essenciais, o que inclui eventos esportivos. Foto: Divulgação

O final de semana estava repleto de programações esportivas no Distrito Federal, com destaque para a SuperCopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo, que seria realizada às 11h de domingo, no estádio Mané Garrincha. Mas, na tarde da quinta-feira (8), a Justiça determinou o fechamento de serviços não essenciais, o que inclui eventos esportivos.

A decisão afeta também outros dois jogos marcados para o Mané Garrincha na próxima semana – Santos x San Lorenzo, pela Libertadores, marcado para terça-feira (13), e a final da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Defensa y Justicia, no dia seguinte.

Candangão – A medida determinada pela Justiça também atinge a última rodada da primeira fase do Candangão 2021 (confira tabela). O campeonato veio com novidades no regulamento, como o aumento no número de rebaixados, de dois para quatro times. Com apenas seis jogos na primeira fase, só existem duas opções: a classificação ou o rebaixamento.

Após cinco rodadas, a situação do grupo B já está definida: o Brasiliense, que segue com 100% de aproveitamento, o Capital, também invicto, Ceilândia e Santa Maria estão classificados. O tradicional Sobradinho, tricampeão Candango, e o Formosa, quarto colocado em 2020, foram rebaixados.

No grupo A, apenas Taguatinga e Unaí já garantiram a classificação e quatro times lutam para fugir da degola e passar de fase. O atual bicampeão Gama está em situação mais tranquila e precisa apenas de um empate na última rodada contra o já rebaixado Sobradinho.

O Luziânia também não depende de outros resultados e o Samambaia precisa de um tropeço do Luziânia ou de derrota do Gama para se salvar. Já o Real Brasília, que começou o campeonato como um dos favoritos, pelo investimento e estrutura que possui, tem decepcionado e chega na última rodada como lanterna do grupo. Precisa vencer o Formosa e de tropeços de Luziânia e Samambaia para evitar o rebaixamento.

Na segunda fase do Candangão, os classificados se enfrentam dentro dos próprios grupos e os dois melhores se classificam para a semifinal. Confira os confrontos e os locais onde seriam realizados os jogos que fecharão a primeira fase da competição:

6ª rodada

Capital x Taguatinga (Serra do Lago)
Ceilândia x Samambaia (Abadião)
Sobradinho x Gama (Defelê)
Formosa x Real Brasília (Serra do Lago)
Santa Maria x Luziânia (Rorizão)
Brasiliense x Unaí (Serejão)

NBB

Bolha furada

Após o aumento da gravidade da pandemia no País, o NBB (Novo Basquete Brasil) decidiu, no início de abril, criar uma “bolha “em Brasília para receber todos os jogos da competição, sistema inspirado na NBA, a liga dos Estados Unidos. Desde o início do mês, mais de 20 jogos foram realizados no ginásio da Asceb. Agora, com a decisão da Justiça de proibir eventos esportivos na capital, as sete partidas da última rodada, que ocorreriam de sábado (10) a terça-feira (13), não poderão acontecer na “bolha brasiliense”.

Além das partidas mais badaladas, a medida prejudica a última rodada do Candangão 2021 (leia matéria abaixo). que já tem o grupo B definido com os rebaixamentos de Sobradinho e Formosa e as classificações de Brasiliense, Capital, Ceilândia e Santa Maria. No entanto o grupo A ainda está indefinido e apenas Taguatinga e Unaí estão classificados, com Gama, Luziânia, Samambaia e Real Brasília lutando por duas vagas na próxima fase e consequentemente a permanência na primeira divisão. Com a mudança no regulamento nesta edição, 4 equipes serão rebaixadas, para que em 2022 tenha apenas 10 equipes na elite.

Deixe um comentário

Rolar para cima