A Agência Um, de Recife (PE), vai, finalmente, assumir 50% dos R$ 35 milhões da conta de publicidade do Banco de Brasília (BRB). A Um foi a segunda colocada na licitação, mas havia sido substituída pelo cliente (o BRB), sob a alegação da Comissão de não ter comparecido para habilitação da documentação exigida, na data determinada.
A Agência Um recorreu, alegando que não foi comunicada pelo canal correto, que é o Diário Oficial do Distrito Federal. O BRB se defendeu dizendo que enviou e-mail convocando a empresa. E, enquanto a ação corria na Justiça, o banco assinou contrato com a terceira colocada, a agência Full Design.
O banco também assinou contrato com a Cálix, a primeira colocada, que está atuando no BRB desde o início do ano. Em meados de fevereiro, a Agência Um ganhou a causa, mas o banco recorreu.
Somente ao fim de maio, o juiz da 22ª Cível de Brasília, Luiz Martius Jr, firmou sentença no mérito a favor da Agência Um, após colher posição do Ministério Público. A novela sobre a concorrência da conta de publicidade do BRB vem desde 2019, quando o processo foi cancelado, e retomado em 2020.
Agora, a Comissão Permanente de Licitação do Banco de Brasília fez nova homologação do resultado da escolha das duas agências de publicidade. Desta vez, com a inclusão da Agência Um como segundo colocada, e da Cálix como a primeira.
A homologação da concorrência foi publicada no DODF do dia 19 de agosto. Mas a Agência Um ainda aguarda a convocação para a assinatura do contrato, apesar de o juiz ter determinado a contratação imediata, naquela data.
A Agência Um – 46ª colocada no ranking nacional de agências de publicidade – diz que ainda se mantém em compasso de espera para começar a trabalhar na instituição financeira brasiliense.