O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou à Veja que a principal missão à frente da pasta é levar internet banda larga para todas as escolas públicas do país até 2026. “É o nosso maior desafio. Estamos falando de mais de 138 mil escolas. É um desafio transformador. Melhorar o nível da educação é o caminho para atingir um IDH melhor”, ressaltou.
Outro tema abordado na entrevista publicada nesta sexta-feira (26) é a expansão da rede 5G no Brasil. “Nosso país já tem cerca de 320 cidades que estão com o 5G ativo. Antes, pela regulamentação antiga, a empresa tinha de garantir um mínimo de 80%, 85% de cobertura nas áreas urbanas, e agora nós aumentamos para 90%, 95%”, disse Juscelino Filho, citando ainda a ampliação da “velocidade mínima do 4G e do 5G”, com parâmetros de qualidade mais rígidos.
Perguntado sobre as reclamações relativas à qualidade da telefonia móvel em algumas regiões, o ministro mencionou as blitze para fiscalizar a qualidade do sinal do 4G e do 5G nas cidades. “Já fomos a Cuiabá (MT) e São Luís (MA). Estamos notificando as operadoras para que apresentem em até 30 dias as providências que pretendem tomar. As soluções têm de ser entregues em até seis meses. A ideia é levar isso a todas as grandes cidades”, garantiu.
Correios
Juscelino Filho defendeu também a valorização dos Correios, que classificou como “a maior empresa pública do país”. “Não tenho dúvida que ela tem um papel importantíssimo. Podemos usar a capilaridade dos Correios presente em todos os municípios. Para mim, a maior empresa pública do país são os Correios”, frisou. E confirmou ser prioridade a valorização dos profissionais e a ampliação dos centros de distribuição e logística para “melhorar os serviços”.