O juiz da 10ª Vara Criminal, Marcelo Matias Pereira, do Fórum da Barra Funda, mandou soltar os ativistas Rafael Marques Lusvarghi, de 29 anos, e Fábio Hideki Harano, de 27. Eles foram presos durante protesto contra os gastos da Copa do Mundo em 23 de junho. A Justiça já havia aceitado em 21 de julho denúncia do Ministério Público (MP): agora os réus responderão ao processo em liberdade.
- Advertisement -
A decisão do magistrado pela libertação ocorreu após advogado de defesa e Defensoria Pública protocolarem pedidos de reconsideração da prisão preventiva após ser divulgado laudo que comprova que eles não portavam material explosivo no momento da prisão.
\”É forçoso concluir que a acusação restou de sobremaneira fragilizada, na medida em que ficou demonstrado que os acusados não portavam qualquer artefato explosivo ou incendiário\”, afirmou o juiz.
Na semana passada, o juiz Marcelo Pereira tinha negado os pedidos de liberdade para dois manifestantes, classificando os \”black blocs\” de \”esquerda caviar\”.\”Black Bloc\” é a tática de depredar patrimônios públicos e privados como forma de protesto. ‘Esquerda caviar’ é uma expressão de origem francesa (gauche caviar) para descrever ativistas que dizem ser socialistas, mas que usufruem do capitalismo. A afirmação foi criticada por líderes do MPL e MTST.