Jovens de baixa renda serão selecionados nesta quinta-feira (28), quando se celebra o Dia Mundial do Sorriso, para receber tratamento odontológico gratuito no Distrito Federal. O projeto é promovido pela entidade Turma do Bem. Os beneficiados têm entre 11 e 17 anos.
A triagem acontece na Universidade Católica, em Taguatinga, entre 9h e 13h30. Para participar, o jovem precisa estar acompanhado de um responsável e portar cédula de identidade e comprovantes de residência de matrícula em escolas públicas.
\”Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade\”, afirma o coordenador-regional voluntário da Turma do Bem, Eric Franco.
A ação ocorre em parceria com a Oral-B e acontecerá simultaneamente em mais de 300 munícipios do Brasil e outros dez países da América Latina e Portugal. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público.
Para Franco, esse cenário é resultado de um descaso histórico com a questão da odontologia. \”As pessoas continuam sofrendo para ir ao dentista.\”
Seleção e tratamento
Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves, e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. Para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.
Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. O tratamento tem caráter curativo e preventivo. Estão inclusos, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.