O deputado Jovair Arantes (PTB-GO) registrou nesta quarta-feira (1º) candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Jovair é o primeiro dos pré-candidatos a se registrar oficialmente para a disputa. As candidaturas podem ser oficializadas até 23h desta quarta. A eleição será nesta quinta-feira (2).
Os outros deputados que já anunciaram pré-candidatura são: o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ); Rogério Rosso (PSD-DF); André Figueiredo (PDT-CE) e Júlio Delgado (PSB-MG).
Nesta segunda (30), os quatro deputados que concorrem com o atual presidente entraram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir a candidatura de Maia. Opositores da candidatura do atual presidente alegam que ele não pode se reeleger dentro de uma mesma legislatura (período de 4 anos do mandato de deputado).
Partidários de Maia afirmam que não se trataria de uma reeleição, já que o atual mandato dele é \”tampão\”. Maia ganhou a eleição para presidência após a renúncia de Eduardo Cunha no ano passado.
Para ser eleito, um candidato à presidência da Câmara precisa obter a maioria dos votos, desde que estajam presentes à sessão, pelo menos, 257 dos 513 deputados. A eleição é secreta.