O jornalista pernambucano Magno Martins lança nesta terça-feira (26), às 18h, no Salão Nobre do Senado, o livro “O Estilo Marco Maciel”, uma biografia do ex-vice-presidente da República nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995/2003). Segundo o autor, que acompanhou boa parte da trajetória de Maciel como repórter em Brasília e no Recife, a obra mostra a importância de Marco Maciel para a recente história política brasileira. Para escrever o livro, Martins entrevistou familiares do político e pesquisou arquivos históricos.
Perfil – Marco Maciel foi governador de Pernambuco de 1978 a 1982 e imprimiu em sua gestão a marca do desenvolvimento. No período, fez atracar o primeiro navio no porto de Suape, construiu 100 mil casas populares, levou a telefonia móvel para os 182 municípios pernambucanos, abriu centenas de escolas, triplicou o número de vagas no ensino médio, fez barragens e estradas.
Conhecido como pacificador, o então governador negociou o fim do conflito entre as Alencar, Sampaio e Peixoto na cidade Exu, marcada pela violência e assassinatos entre membros dos três clãs. Maciel fez Roberto Magalhães seu sucessor e se elegeu senador. Durante o mandato, foi um importante articulador da candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República, pondo fim ao regime militar imposto ao País pelo golpe de 1964.