Os Democratas têm um novo candidato a partir de hoje na corrida para a Casa Branca. O presidente Joe Biden desistiu de sua candidatura e anunciou em sua conta do “X” que a partir de agora irá se dedicar a terminar seu mandato e votar em Kamala Harris, que é sua vice na presidência e na chapa para a reeleição.
A decisão de Biden não surpreendeu ninguém no mundo. Ela vinha sendo anunciada em diversos momentos da campanha eleitoral americana, que é cheia de surpresas e altos e baixos. Biden começou a ser criticado desde fevereiro, quando foi pego levando documentos oficiais para sua casa, e piorou em 27 de junho, quando participou de um debate com Donald Trump do Republicanos. Após o debate foram questionadas as condições de sanidade do atual presidente dos EUA.
Kamala Harris – A vice-presidente de Biden já recebeu o apoio de pessoas que estavam cotadas para substituí-lo na corrida à Casa Branca, em seu lugar. Como os Clintons por exemplo. Os Obamas, que também tem forte influência no Democratas ainda não se manifestaram. O candidato Donald Trump ao saber da desistência de Biden disse que ele realmente não tinha condições para concorrer à reeleição. A mudança no partido Democratas acontece uma semana depois que o Republicano Donald Trump foi atingido na orelha esquerda por um tiro de fuzil em um atentado, sofrido na Pensilvânia e subiu alguns pontos nas pesquisas. Desde então o Democratas tentava buscar uma solução para o problema Biden, já que o presidente não aceitava desistir da campanha presidencial.
Mesmo tendo em Kamala a garantia que não haverá problemas para utilizar o montante doado à chapa Biden-Kamala, o Democratas anunciou que ainda pode realizar uma convenção para escolher o substituto. Até agora foram doados R$ 600 milhões.