Mohammed Emwazi, um desenvolvedor de software de 26 anos, foi apresentado nesta quinta-feira por vários meios de comunicação como sendo o misterioso \”Jihadista John\”, o carrasco mascarado que apareceu em pelo menos sete vídeos de decapitação do grupo Estado Islâmico (EI).
- Advertisement -
BBC, The Guardian, The Daily Telegraph, The Washington Post e New York Times estão entre os jornais que publicaram o suposto nome de um dos combatentes islâmicos mais procurados do mundo.
Um porta-voz da Scotland Yard não quis confirmar o nome do suspeito, que nasceu em uma família rica de origem kuwaitiana estabelecida no oeste da capital britânica, argumentando que a investigação confiada aos serviços anti-terroristas com a ajuda do MI5 e MI6, \”ainda está em curso\”.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, havia confirmado que se tratava, muito provavelmente, de um britânico, mas os serviços de segurança se recusaram a divulgar a sua identidade, de modo a não interferir nas investigações.
No entanto, o Centro de Estudos sobre a Radicalização do Kings College London indicou em um comunicado que a identificação \”parece correta\”.Um especialista britânico em movimentos jihadistas, Shiraz Maher, assegurou, por sua vez, em um tuíte que \”Sim, finalmente, o nome apareceu\”.