O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou por corrupção passiva e lavagem de dinheiro quatro senadores do PMDB: Renan Calheiros, Romero Jucá, Valdir Raupp e Garibaldi Alves. O ex-presidente da República José Sarney e o ex-senador Sérgio Machado também foram acusados em inquérito no âmbito da Operação Lava Jato.
Além dos políticos, os sócios da NM Engenharia, Luiz Fernando Nave Maramaldo e Nelson Cortonesi Maramaldo, e o ex-presidente da Odebrecht Ambiental, Fernando Ayres Reis, foram indiciados por denúncia de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Inicialmente, as investigações dos procuradores tinham como alvo o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), que, supostamente, haviam recebido propinas oriunda de contratos da Transpetro – que já foi presidida por Sérgio Machado.
Agora, caberá ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), pedir a defesa prévia, redigir um relatório e levar o caso para análise da Segunda Turma da Corte.