- Advertisement -
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou na tarde desta quinta-feira (20) o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pelos supostos crimes de corrução e lavagem de dinheiro. Ele foi investigado pela Procuradoria Geral da República na Operação Lava-Jato.
O procurador também denunciou o senador Fernando Collor (PTB-AL), suspeito de ter recebido R$ 26 milhões em propina desviada de contratos da Petrobras. Collor foi alvo da Operação Politeia no ano passado. A ex-deputada Solange Almeida foi denunciada por ter participado, sustenta a PGR, de pressão pelo pagamento de valores retidos, configurando, assim, corrupção passiva.
O caso envolve a Diretoria Internacional da estatal, área sob a influência do PMDB, comandada nos últimos anos por Néstor Cerveró e por Jorge Zelada, investigados na Operação Lava-Jato. A Petrobras firmou pareceria com a japonesa Mitsui para o fornecimento dos navios-sonda. A Mitsui, por sua vez, encomendou os equipamentos à coreana Samsung. Camargo afirmou que a Samsung se encarregou dos pagamentos ilegais.