Um novo ano começa, e este é um bom momento de se repensar as próprias atitudes e se estabelecer novos compromissos rumo a uma vida saudável e feliz. O Janeiro Branco é uma campanha que visa a destacar a importância de dar atenção à saúde mental, emocional e psíquica.
A cor branca, além da paz – necessária para a saúde mental –, também pode significar uma folha em branco, onde se pode escrever novas palavras ou se produzir novos desenhos. O convite do Janeiro Branco é a que as pessoas renovem seus hábitos de modo a priorizar a saúde: sempre podemos recomeçar!
Ao longo do ano, trabalhadores e trabalhadoras são acometidos por diversas modalidades de adoecimento psíquico advindas da dinâmica de trabalho à qual estão submetidos. O estresse causado por sobrecarga de trabalho; o medo e a ansiedade que assolam aqueles que estão expostos a situações de violência e outros tipos de risco; as vítimas de assédio moral; as más condições de trabalho que conduzem a um esgotamento físico e mental, entre outras possibilidades.
Professores, professoras, orientadores e orientadoras educacionais vivenciam essas situações com muita frequência. Por isso, no fim de 2021, a psicóloga Luciane Kozicz, que coordena a Clínica do Trabalho do Sinpro, elaborou o estudo “Novas formas de trabalhar, novos modos de adoecer”, realizado com 714 trabalhadores da educação.
Ela descobriu que a categoria do magistério público do DF sofre com prejuízos nas pregas vocais, distúrbios osteomusculares, lesões por esforço repetitivo (LER) e doenças do aparelho respiratório.
Entre os danos psicológicos, destacam-se o estresse crônico, ansiedade, depressão e síndrome de Burnout. Os danos sociais que se sobressaíram relacionam-se a sobrecarga, hiperatividade, solidão e assédio moral.
É muito importante identificar o processo de adoecimento – por isso a importância da campanha de conscientização – e procurar ajuda para superá-lo. A Clínica do Trabalho do Sinpro foi criada em 2018 com essa finalidade.
“Tem sido mais importante do que nunca dar atenção às questões da saúde mental, olhando com carinho para nós mesmos e para os colegas ao nosso redor”, enfatiza Élbia Pires, coordenadora da Secretaria de Saúde do Sinpro. “A solidariedade também é uma ferramenta fundamental para combater o adoecimento psíquico que leva tantos de nós a nos afastarmos de nossas atividades”, completa.
Saiba+
A Clínica do Trabalho promove atendimento psicológico individual para professores (as) e orientadores (as) educacionais e realiza palestra nas escolas. Para saber mais, acesse o site .