A dubladora Úrsula Bezerra, 53 anos, voz que dá vida aos personagens Naruto e Goku, transformou o diagnóstico de câncer de mama em um grito de coragem e alerta para outras mulheres. Enquanto o Brasil se prepara para registrar mais de 73 mil novos casos da doença até o fim de 2025, e o Distrito Federal deve somar mais de sete mil, ela relembra o tratamento que enfrentou durante as gravações do anime “Naruto Shippuden”. “Naruto significa determinação. Jamais desistir”, afirma.
Em 2024, Úrsula descobriu o câncer, pouco após voltar de uma viagem ao Japão. “Bati o braço na porta e senti um caroço no seio. Quando a mastologista me examinou, disse que era câncer. Encarei de forma positiva, porque acreditava que daria tudo certo”, conta.
Mesmo durante o tratamento, a dubladora seguiu fazendo as gravações do anime, finalizadas em outubro daquele ano. “Foi difícil, porque muitos dias eu estava me sentindo mal, mas tive muito apoio da equipe. Espero que tenham curtido. Eu curti muito e só tenho a agradecer”, acrescenta. Nas redes sociais, ela compartilhou parte da jornada, incentivando outras mulheres a realizarem exames e cuidarem da saúde.
Úrsula Bezerra, 53 anos, é a voz que dá vida à Naruto. Foto: Divulgação/Netflix
A história de Úrsula é mais comum do que se imagina. Segundo a Secretaria de Saúde, o câncer de mama é a principal causa de internação entre mulheres de 30 a 69 anos por doenças crônicas não transmissíveis no DF, e a quinta maior causa geral, atrás apenas de partos e infecções virais.
A radiologista Carolina Neves, do Sabin Diagnóstico e Saúde, explica que a incidência da doença cresce com a idade, mas mulheres mais jovens também podem ser afetadas. “A faixa entre 40 e 49 anos concentra 23% dos casos. Por isso, o Ministério da Saúde ampliou o acesso à mamografia no SUS”, afirma.
Já a ginecologista e mastologista Mariana Lobo recomenda que o rastreamento comece aos 40 anos. “A mamografia é o principal exame e deve ser feita anualmente. O diagnóstico precoce garante melhores resultados e aumenta as chances de cura”, reforça.
Recuperada, Úrsula retomou a agenda de eventos e participou do VideoGameShow 2025, realizado neste mês em Brasília, que reuniu mais de 50 mil pessoas no Taguatinga Shopping. “Imagina estar diante e ouvir alguns dos seus personagens preferidos, como Goku e Naruto? Isso tem um valor imensurável para fãs e também para nós organizadores”, afirma o coordenador do evento, Edivaldo dos Santos Júnior.
A 7ª edição do VGS já tem data marcada: setembro de 2026, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.