O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove, de 03 a 04 de novembro, na Sede do Instituto, em Brasília, uma série de mesas redondas com os vencedores da 27ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A ideia é fomentar um debate aberto ao público e chamar a atenção para temas como a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro; as relações entre memória e identidade; diálogo entre sociedade civil e os setores público e privado; fomento; direito à memória; e o cenário das políticas públicas em cultura, no Brasil.
- Advertisement -
Essas temáticas serão abordadas a partir da realidade e experiências dos premiados. Para isso, haverá a apresentação dos projetos seguida de um conversa, mediada pelo diretor do Departamento de Articulação e Fomento (DAF/Iphan), Luiz Philippe Torelly. Também, estarão presentes jurados que participaram da Comissão Nacional de Avaliação que escolheu os vencedores. São profissionais, pesquisadores e professores que atuam em áreas correlatas à preservação patrimonial, vindo enriquecer ainda mais as mesas. O objetivo do debate é reverberar as ações desenvolvidas e fortalecer a consciência social para a salvaguarda do patrimônio cultural do País.
Na abertura dos trabalhos, com a presença da presidenta do Iphan, Jurema Machado, também será lançado o selo postal Arte Kusiwa, técnica de pintura e arte gráfica da população indígena Wajãpi, do Amapá. A estampa para o selo postal, que ficará em circulação até 31 de dezembro de 2017, foi proposta pelo Iphan e eleita pela Comissão Filatélica Nacional (CFN) para compor o Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais de 2014.
Serviço
Mesas Redondas – Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
03 e 04 de novembro
Sede do Iphan em Brasília
SEPS Quadra 713/913 Sul, Bloco D, Edifício IPHAN – Bairro Asa Sul.
- Advertisement -
CEP: 70.390-135
Telefone(s): (61) 2024-5463/ 2024-5461
Programação
Dia 03 de novembro (Segunda-feira)
15h às 18h – Mesa Redonda com apresentação e debate das ações vencedoras na Categoria I: Iniciativa de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio.
•Ação: Rabecas da Tradição: performance e luteria. Os rabequeiros, tocadores e fabricantes artesanais da rabeca, mantêm vivo o som deste instrumento, no interior do Ceará, como forma de preservar a cultura do lugar onde vivem.
Proponente: Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho
Estado: Ceará
•Ação: Projeto Respeitável Público, Respeitável Circo. A partir de diversas ações e de uma extensa pesquisa documental, o Projeto reacende a memória e a força de expressão cultural do Circo, em Minas Gerais.
Proponente: Sula Kyriacos Mavrudis
Estado: Minas Gerais
• Ação: Projeto Balsa Buriti Preservando a Memória Fluvial. Uma balsa feita da leveza do Buriti traz à tona o peso e força da memória, percorrendo, pelo rio, diversas localidades da região e mostrando este antigo costume de construir este tipo de balsa.
Proponente: Fundação Casa da Cultura de Marabá
Dia 04 de novembro (Terça-feira)
9h às 12h – Mesa Redonda com apresentação e debate das ações vencedoras na Categoria II: Iniciativa de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural.
• Ação: Projeto Cabocla – Bordando Cidadania. Oficinas de um antigo costume, o bordado, são ministradas às presidiárias e aos presidiários da cidade de Goiás, tecendo novas histórias.
Proponente: Milena Curado de Barros
Estado: Goiás
• Ação: Memórias e colaborações através do audiovisual. No município de Zabelê, o pequeno gesto de uma câmera na mão é capaz de reviver e registrar o patrimônio cultural daquele lugar.
Proponente: Associação Cultural de Zabelê.
Estado: Paraíba
• Ação: Programa de Apoio à Conservação do Patrimônio Cultural – PRÓ-APAC. A ação propõe a revitalização de residências, como instrumento de manutenção da memória e de preservação do patrimônio
Proponente: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.
Estado: Rio de Janeiro
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação IPHAN
premio.prmfa@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa – gabriela.feitosa@iphan.gov.br
Greice Alves – greice.alves@iphan.gov.br
Iris Santos – iris.santos@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 – 2024-5463 – 2024-5447
(61) 9381-7543