O ex-presidente Lula (PT) venceria a eleição para o Planalto ainda no primeiro turno, segundo pesquisa divulgada ontem (terça, 14) pelo Ipec, instituto formado por ex-executivos do Ibope. Nos dois cenários analisados, o ex-presidente tem intenções de votos acima da soma de seus adversários, o que indica vitória em sem necessidade de segundo turno.
Com mais candidatos, Lula tem 48%, seguido de Bolsonaro com 21%, Sérgio Moro (Podemos) com 6%, Ciro Gomes (PDT) com 5%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 2% e Simone Tebet (MDB) e Cabo Daciolo (PMB) com 1%. Com a lista restrita, Lula tem 49%; Bolsonaro, 22%; Moro, 8%; Ciro, 5%; e Doria, 2%. Não houve simulações de segundo turno. Uma boa notícia para o ex-juiz da Lava-Jato é que o Ipec registou uma baixa rejeição a Moro (18%), abaixo de Bolsonaro (55%), Lula (28%) e Doria (23%).
Somente 19% dos brasileiros consideram o governo de Jair Bolsonaro (PL) ótimo ou bom, de acordo com a mesma pesquisa do Ipec. No levantamento feito em setembro, esse número era de 22%, e a queda está acima da margem de erro de dois pontos. Para 55%, o governo é ruim ou péssimo, contra 53% do levantamento anterior. A avaliação regular passou de 23% para 25%.
O governo tem sua maior rejeição no Nordeste (60%) e a maior aprovação no Norte/Centro-Oeste, 27%. Embora a avaliação ruim ou péssimo seja a maior parcela em todos os estratos sociais, Bolsonaro é mais bem avaliado entre os que ganham mais (29% de bom ou ótimo) e os evangélicos (29%).