Reportagem do Fantástico, da TV Globo, aponta fraude no repasse de recursos do SUS para tratamento pós-covid em quase 50 cidades do Maranhão. Segundo o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União, as prefeituras inflaram o número de atendimentos médicos, muitos deles “fantasmas”.
Em um dos casos do esquema milionário, Mata Roma, cidade de 17 mil habitantes, recebeu mais de R$ 743 mil de janeiro a maio de 2022, mais do que todos os municípios do Rio de Janeiro juntos. Outro dado que chama a atenção é a quantidade de consultas com fisioterapeutas para tratar sequelas da doença. Com apenas dois profissionais no município, é como se cada um atendesse 260 pacientes por dia. Até 2022, Mata Roma registrou oficialmente 652 casos de Covid, enquanto teriam sido realizados mais de 34 mil atendimentos, incluindo o de um morto.
O desvio de dinheiro público teria começado em Igarapé Grande, onde o então secretário de Saúde montou e vendeu um sistema de dados fraudulentos a administrações de municípios vizinhos. A Procuradoria-Geral da República deve investigar agora se há participação de parlamentares no caso dos atendimentos fantasmas. Nos últimos dois anos, mais de R$ 1 bilhão foram destinados à saúde do Maranhão via emendas de relator, também conhecidas como orçamento secreto.