Da Redação
As primeiras pesquisas do segundo turno das eleições presidenciais apontam, com diferentes margens, a liderança de Lula sobre Bolsonaro. Na segunda-feira (10), o Ipec divulgou seu segundo levantamento nesta fase da disputa. O ex-presidente tem 51% de intenção de votos e Bolsonaro 42%.
De acordo com o Ipec, o cenário de segundo turno continua estável. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 55% dos votos válidos e Bolsonaro 45%. As entrevistas foram feitas de sábado (8) a segunda-feira (10). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na sondagem espontânea, onde os entrevistadores não apresentam o nome de nenhum dos dois candidatos, Lula aparece com 49% e Bolsonaro com 42%. Brancos e nulos somaram 5%. E 4% dos entrevistados disseram que não sabem ou preferem não opinar. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.
Paraná Pesquisas
Já o Instituto Paraná Pesquisas divulgou, na quinta-feira (13), levantamento em que Lula aparece com 51,9% das intenções de votos válidos no segundo turno, em um cenário estimulado (quando os nomes são apresentados aos entrevistados). Bolsonaro (PL) tem 48,1%. Não são considerados os votos brancos e nulos. Quando computados brancos e nulos, Lula tem 47,6%, enquanto Bolsonaro fica com 44,1%. Na espontânea (os nomes não são mostrados aos eleitores), Lula aparece com 42,6%, enquanto Bolsonaro apresenta 39,2%. Nesse cenário, os votos brancos e nulos são contados.
O levantamento foi feito com 2.020 entrevistados, por face a face, de 8 a 12 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No DF, Lula só ganhou na Asa Norte
O servidor público aposentado Austregésilo de Melo, o Astral, fez um estudo da votação de Bolsonaro (PL) e de Lula (PT) no primeiro turno no DF. O petista ganhou apenas na Asa Norte (44,14 dos votos contra 42,55% do atual presidente). O levantamento está sendo usado pela coordenação local da campanha petista para tentar reverter o quadro nas zonais até o dia 30.