Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta segunda-feira (25/04) a antecipação da primeira parcela do 13º salário, além dos pagamentos referentes ao mês de abril. Os créditos serão realizados até o dia 6 de maio.
O pagamento será em duas parcelas. A primeira corresponderá a 50% sobre o valor do benefício e será paga entre hoje e 6 de maio. A segunda parcela será paga de 25 de maio a 7 de junho, com valor correspondente entre a diferença dos 50% antecipados e o total do abono anual, segundo publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 18 de março.
O abono é pago aos beneficiários de aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte e outros auxílios administrados pelo instituto; exceto para quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), pago a idosos acima de 65 anos de baixa renda e pessoas com deficiência carentes no valor de um salário mínimo, e Renda Mensal Vitalícia, mantida apenas para aqueles que já eram beneficiários até dezembro de 1995.
Usualmente, o pagamento do abono é feito nos meses de agosto/setembro e novembro/dezembro. Porém, nos dois últimos anos, o pagamento foi antecipado para o primeiro semestre por conta da pandemia de covid-19 e para aquecer a economia.
Pode-se fazer a consulta dos benefícios do INSS através da central de atendimento por telefone, no número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Também é possível o acesso pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS.
Com informações do iG e Agência Brasil.