Estão abertas até domingo (9), nas agências do trabalhador do Distrito Federal, as inscrições para um curso de qualificação profissional para pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social. São 1.500 vagas para o curso de auxiliar de manutenção na construção civil, abrangendo áreas como carpintaria, jardinagem, eletricidade, encanamento, serralheria e alvenaria.
As inscrições podem ser feitas online no site da Secretaria de Desenvolvimento econômico, Trabalho e Renda (Sedet) dentro do programa RenovaDF. Este ciclo é referente ao segundo período de 2024, no qual uma das novidades é que 20% dos alunos com melhor desempenho terão a oportunidade de realizar um estágio remunerado, com duração de 240 horas e um salário mínimo a cada 80 horas concluídas. O estágio visaproporcionar uma vivência prática no mercado de trabalho.
Além disso, 300 das 1.500 vagas serão reservadas prioritariamente para pessoas em
situação de rua, conforme estabelecido pelo Decreto Nº 45.846, de 27 de maio de 2024.
Saiba+
O RenovaDF é um programa exclusivo para pessoas desempregadas e em situação vulnerável. Desenvolvido pela Sedet em colaboração com as administrações regionais, os cursos são ministrados pelo Senai-DF, com carga horária de 240 horas distribuídas ao longo de três meses, com 4 horas de aula por dia. Durante o curso, os alunos também contribuem para a comunidade ao realizar atividades de revitalização de espaços públicos, como praças, parques, quadras esportivas e campos de futebol sintéticos. Os participantes do RenovaDF recebem diversos benefícios, incluindo capacitação profissional, uniforme, equipamento de segurança, lanche, bolsa benefício de um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. Ao término do curso, os alunos recebem
certificação comprovando sua qualificação.